Dra. Beatriz Zacarias explica detalhes sobre terapia AtlasPROFilax (Foto: Hyago de Paula/Agência Foxcom)
A primeira vértebra cervical, chamada Atlas, está mal posicionada em cerca de 98% dos seres humanos, sendo a causa de uma infinidade de doenças físicas e psíquicas. O método AtlasPROFilax, desenvolvido na Suíça, é capaz de prevenir e tratar enfermidades como enxaquecas, dores de cabeça, fibromialgia, dores na coluna, bruxismo, entre outras. A técnica inovadora, basicamente, devolve a posição correta do Atlas em uma única sessão, por meio da liberação da musculatura curta da nuca.
O procedimento para ajustar o Atlas e liberar a musculatura não é invasivo, não oferece riscos e não precisa de diagnóstico médico prévio para ser realizado. O procedimento pode ser realizado na maioria das pessoas, inclusive em crianças e idosos. O atendimento dura cerca de uma hora, entre consulta e realização do procedimento, que é feito apenas uma vez. Com a ajuda de uma vibro compressão na musculatura curta da nuca, as contraturas existentes ficam mais brandas, dando liberdade ao Atlas para recolocar-se na posição ideal.
De acordo com a fisioterapeuta Dra. Beatriz Zacarias, "o Atlas desalinhado e o bloqueio da musculatura curta da nuca causam diversas disfunções no funcionamento normal do corpo, reduzindo a qualidade de vida e resultando em graves problemas de saúde". No entanto, com esta região liberada, o cérebro finalmente pode trabalhar sem qualquer perturbação, buscando a harmonia, ativando processos regenerativos e de autocura.
Tendo em vista que o Atlas é um dos responsáveis pelo equilíbrio e postura, além de ser o guia da coluna cervical, o desalinhamento da vértebra pode provocar sintomas como dores de cabeça, dores na coluna, enxaqueca, insônia, hérnia de disco, escoliose, fibromialgia, perna curta funcional, dores nos joelhos, bruxismo, fadiga crônica e etc.
As hipóteses em relação às causas deste desalinhamento do Atlas são um provável erro genético nos genes, que determinam a especificidade e a posição das vértebras. Além disso, a má acomodação do bebê no útero e a manipulação no momento do parto também podem causar o desalinhamento da vértebra. Acidentes de trânsito, quedas e golpes fortes também podem prejudicar ou acentuar a posição do Atlas.
Copyright 2018 Reabiliar Núcleo de Fisioterapia | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Foxcom